12 de maio de 2012

Olha a Foto! (apresentação) - Foto em casa


Já lemos todos os blogs de fotografia, sabemos todas as dicas de cor, qual a melhor hora para tirar foto e que basta ter criatividade. Mas por que, ainda com todos esses conhecimentos, nossas fotos não saem como esperamos? Por que quando estamos cara-a-câmera  nos esquecemos de todas as poses que treinamos no espelho e só nos resta o sorrisinho tímido e a mão na cintura?
-
Pensando nisso, essa tag surgiu. Não é apenas para dar dicas, mas para analisarmos as fotos bonitas que com certeza vai nos ajudar na hora de tirar as nossas. Seja trancada no quarto, na sala ou em um cenário belíssimo, poses não vão faltar.
-
Bem, para estrear a tag vamos ver uma foto em casa. A primeira foto é uma que eu acho muito fofinha. Perceba que o cenário não tem nada demais, nenhuma árvore, pássaros, natureza, nada disso. Desse modo, o foco se tornará a garota. O cabelo não aparece muito, mas está meio bagunçado, o que combina com a roupa mais relaxada – um casaco simples. Essa foto parece aquele momento que alguém pega uma câmera, aponta pra você, você faz uma pose e pronto. Mas o que dá o toque especial são os olhos dela chamativos, o sorriso meigo e ela pegando nas bochechas deixou ainda mais fofo né? Veja:
 
Você poderia facilmente ter tirado essa foto. Mas não vale ir lá no quarto e imitar essa mesma pose e esperar esse mesmo resultado. É apenas pra vocês verem que num cenário com uma cortina, uma parede normal e vestida de moletom pode tirar uma foto bonita. Mas é claro, as outras que você tirar terão que ser tudo diferente. Mude a roupa, solte o cabelo, coloque um batom. Fotos parecidas em sequencia se torna chato de ver.
-
Depois de ter tirado umas dez, quinze fotos nesse cenário, com essa roupa e cabelo e tudo mais, tá na hora de trocar tudo. (ps.: dez fotos, mas só escolhe umas três que ficam boas e trocar sempre os efeitos, para não ficar a mesma coisa). Mas ok, depois troca tudo. Poderíamos, digamos, soltar o cabelo e fazer uma trança, uma roupa diferente, quem sabe até tirar a maquiagem. Vejam essa foto:
Sem cenário nenhum, mas agora tá com um cabelo todo bonito e uma roupa melhor. Já tá diferente né? (claro que as fotos tão diferentes, porque são pessoas diferentes e tudo mais, mas vocês entenderam).
Se fosse com mesmo cenário, teria que escolher outro efeito que não ficar a mesma coisa.
-
Ps.: em lugares com pouca iluminação é melhor usar ISO maiores, como 800 ou 1600, assim a foto não sai tremida. Com muita iluminação, o melhor são os ISO menores, como 100. [depois farei um post só falando sobre o ISO]
-
E bem, é isso por hoje. Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa. Esse post foi mais para um autorretrato simples, para quem tá dentro de casa, nada muito criativo. Mas lembrem-se que isso é para uma foto ou outra, tooodas nesse estilo fica realmente chato. Próximo post venho com mais dicas. Agora vou lá tirar fotos, porque depois desse post é difícil não querer haha. Beijos.

2 comentários:

Quanta gente!